.

.

.

.

quarta-feira, 29 de julho de 2009

SEJA BENÇÃO PAR TUA FAMILIA


SEJA BÊNÇÃO PARA TUA FAMÍLIA
Gênesis 12:1-9





Introdução
Creio que todos que estamos aqui desejamos abençoar na família? Mas será que sabemos como? Assim foi a vida e família de Abraão, vejamos algumas lições da vida desta família, que podemos e devemos aplicar em nossa família.

Texto: A chamada e mudança de Abrão e sua família para terra de Canaã.

F.T. Para você ser bênção na tua família, é preciso que...

1. Você seja OBEDIENTE ao Senhor. (v. 01)
"Ora, o Senhor disse a Abrão: Sai-te da tua terra, da tua parentela, e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei." (v. 01)

a.. É muito importante saber quem está falando, não podemos ter dúvida que a orientação é divina, e assim nossa obediência não será em vão e num muito menos errada. Algumas vezes estamos sendo obedientes a uma "voz", e não obedientes à Deus, pode ser a... voz do coração, da razão, da vaidade, do orgulho, do ego, de uma pessoa, mas não a voz de Deus.

b.. O caminho da obediência não é sempre o mais fácil, Para Abrão representou um grande deslocamento. Deixou... Sua terra, sua parentela e sua casa.

c.. Será que parar caminhar no caminho da obediência você terá que empreender algum deslocamento, ou mesmo outras renúncia qualquer? Pense nisto! Você quer ser bênção?

2. Você ANDE pela Fé. (v. 01b.)
"Ora, o Senhor disse a Abrão: Sai-te da tua terra, da tua parentela, e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei." (v. 01b.)

Quantas vezes você toma sérias decisões e um dos últimos quesitos a serem consultados é a fé.

A fé... aponta caminhos, supre, capacita, sustenta, abençoa as famílias!

Deus, queria de Abrão uma decisão de ir, porém a direção seria revelada posteriormente! Que difícil decisão, somente por fé poderia ser tomada.

3. Você CREIA nas Promessas de Deus. (v. 02)
"Eu farei de ti uma grande nação; abençoar-te-ei, e engrandecerei o teu nome; e tu, sê uma bênção." (v. 02)

Note bem que o tempo do verbo é futuro! Precisamos crer antecipadamente no cumprimento das promessas de Deus sobre a minha vida.

Deus disse, eu... "abençoar-te-ei"

4. Você seja BÊNÇÃO para os Teus. (v. 03)
"Abençoarei aos que te abençoarem, e amaldiçoarei àquele que te amaldiçoar; e em ti serão benditas todas as famílias da terra." (v.3)

Ref. Porque Jesus seria da descendência de Abrão!

É fato quando abençoamos, somos abençoados também, por Deus. E quando amaldiçoamos, somos amaldiçoados. Se promovemos a paz, alcançaremos a paz, é de Deus isto!

Que promessa maravilhosa feita a Abraão, nosso Pai na fé!

"Em ti, serão benditas todas as famílias da terra!" Quantas famílias estão sendo abençoadas pela sua vida hoje?

5. Você ENCARE os problemas. (vs. 04 e 05)
"Partiu, pois Abrão, como o Senhor lhe ordenara, e Ló foi com ele. Tinha Abrão setenta e cinco anos quando saiu de Harã." (v. 04)

Vai encarar. Não foi fácil não! Havia no coração de Abrão, fé, obediência, consciência da bênção e desejo em abençoar, por isso partir.

A caminhada seria longa, difícil e ele tinha 75 anos. (E viveu até 130 anos). + 55 anos!

"Abrão levou consigo a Sarai, sua mulher, e a Ló, filho de seu irmão, e todos os bens que haviam adquirido, e as almas que lhes acresceram em Harã; e saíram a fim de irem à terra de Canaã; e à terra de Canaã chegaram." (v.05)

Vemos em muitos lugares e momentos, principalmente por motivo de emprego, maridos vivendo meses longe da esposa e dos filhos, filhos crescendo longe do pai. Por normal que isto possa parecer, não o é! E traz prejuízos irrecuperáveis para família. As pessoas se unem para viver em família na fartura ou na escassez, juntos somos mais forte, diz a Palavra.

Qual é o teu problema em casa? Deus vai te dar o escape!!! Não adianta fugir deles.

6. Você seja SACERDOTE da tua casa (vs. 07 e 08)
"Apareceu, porém, o Senhor a Abrão, e disse: tua semente darei esta terra. Abrão, pois, edificou ali um altar ao Senhor, que lhe aparecera."

- Deus falou e Abrão, o adorou! Vamos estar mais íntimos de Deus através de sacrifícios de louvor que cheguem como brasa viva no teu altar.

Deus se revela e fala à Nós. Já falou aos homens...

Diretamente e pessoalmente, por meio de anjos, visões, profetas, por Cristo, hoje continua falando sobretudo com a sua Palavra Profética e seus Mensageiros.

E Abrão, continuou sua adoração ao Deus vivo!

- Veja o v. 08:

"Então passou dali para o monte ao oriente de Betel, e armou a sua tenda, ficando-lhe Betel ao ocidente, e Ai ao oriente; também ali edificou um altar ao Senhor, e invocou o nome do Senhor."

Conclusão:
- Seja Bênção na Tua Família!
1. Seja OBEDIENTE ao Senhor. (v. 01)
2. ANDE pela Fé. (v. 01b.)
3. CREIA nas Promessas de Deus. (v. 02)
4. Seja BÊNÇÃO para os Teus. (v. 03)
5. ENCARE os Problemas. (vs. 04 e 05)
6. Seja SACERDOTE da tua Casa (vs. 07 e 08)